FAQ

SOBRE DISTRIBUIÇÃO 

Como faço para abrir uma conta Strm?

Somos uma distribuidora büro e analisamos caso-a-caso para liberar o acesso para novos clientes, sendo necessário o envio de algumas informações para a Strm clicando Falar com Especialista.

 

Qual o custo dos serviços da Strm?

Para artistas e selos que tenham recebido um advance, cobramos um percentual de 30% sobre os ganhos líquidos recebidos pela Strm. Já para casos de artistas e selos que não receberam um advance, cobramos uma taxa de 20%. 

 

Que tipo de conteúdo posso distribuir?

Aqui na Strm, distribuímos álbuns, EPs e singles.

 

Posso distribuir podcasts pela Strm?

Nossa plataforma não suporta este tipo de conteúdo.

 

Quais são os formatos de arquivos aceitos pela Strm?

Na Strm, suportamos a distribuição de fonogramas em WAV (ou FLAC) com taxas de amostragem de 44.1 kHz ou 48 kHz e profundidade de bits entre 16 ou 24 bits, e arquivos de capa em JPEG, no formato 3000 X 3000 pixels, com no mínimo 72 Dpi

 

Posso programar a data do meu lançamento na Strm?

Sim, você pode definir no momento da distribuição se gostaria que a Strm realizasse a entrega imediata do seu novo lançamento ou em uma data específica.

 

A Strm fornece smartlinks automaticamente pela plataforma?

Ainda não, estamos trabalhando em uma parceria para gerar os smartlinks de presave e para as lojas de música automaticamente no momento da distribuição.

Mesmo assim, fornecemos os smartlinks dos seus lançamentos diretamente, através dos nossos label managers. Para receber o seu smartlink, entre em contato através do email distro@strm.com.br informando o título do lançamento e o código UPC.

 

A Strm tem posições garantidas nas playlists das lojas de música?

Não, nosso papel é indicar os seus lançamentos prioritários para os editores de playlists. A decisão final da inclusão ou não do seu lançamento em alguma playlist, fica a critério único e exclusivo dos próprios editores. 

 

Como faço para a Strm indicar o meu lançamento para os editores?

Para ter o seu lançamento indicado para os editores das lojas de música pela Strm, faça o upload e envie as informações do seu lançamento com no mínimo 21 dias de antecedência, com envio das informações necessárias através do formulário fornecido pelo seu label manager. 

 

A Strm fornece acesso direto aos “For Artists” das lojas de música?

Não, o processo de criação dos perfis nas plataformas Spotify For Artists, Apple For Artists, Amazon For Artists, Deezer for Creators é de responsabilidade do artista ou do selo.

 

A Strm envia as letras dos meus lançamentos para o MusixMatch?

Ainda não, mas estamos trabalhando em uma atualização para automatizar e facilitar este processo para os nossos clientes.

 

A Strm irá enviar as minhas músicas para o Youtube?

Iremos criar o  dos seus lançamentos no momento do upload e enviaremos esta informação para o Youtube, para que o Youtube identifique e monetize seus lançamentos e repasse para Strm os valores, sempre que alguém utilizá-los de alguma forma na plataforma. 

 

A Strm irá enviar as minhas músicas para as redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok?

Sim, a Strm irá enviar os seus lançamentos nestas redes sociais para que os usuários criem conteúdos e utilizem suas músicas de várias formas, além de recolher os royalties para repasse para o artista ou selo.

 

Posso redistribuir um lançamento após uma takedown?

Sim. Se você tiver que fazer um takedown de algum lançamento, você não precisa fazer novamente o upload deste lançamento, pois ele já está no nosso sistema. É absolutamente normal redistribuir. 

 

De qualquer maneira, você nem sempre irá precisar solicitar o takedown de um lançamento. Antes de solicitar este takedown, certifique-se de que é mesmo necessário, revisando as alterações que você pode ou não fazer depois que seu lançamento for distribuído.

 

Que tipo de alterações ou atualizações eu posso fazer após distribuir o meu lançamento?  

Existem 3 situações diferentes para quais alterações você pode fazer em seus lançamentos depois que eles forem entregues as lojas de música, plataformas de conteúdo e redes sociais. Observe se a seguinte explicação se aplica independentemente de o lançamento já estar ou não no ar, desde que já tenha sido entregue aos serviços de música, isso se aplica:

 

Alterações que você pode fazer por conta própria simplesmente enviando uma atualização:

Ao modificar qualquer um dos seguintes aspectos de sua versão, você pode:

  • Fazer isso diretamente sem a ajuda de nossa equipe de suporte
  • Enviar a atualização para os lojas de música, redes sociais e plataformas de conteúdo sem solicitar o takedown da do lançamento original

Aqui está o que você pode alterar/atualizar:

  • Imagem da capa e título do lançamento (desde que o texto da imagem corresponda aos metadados associados – e vice-versa – para o lançamento)
  • Localização de idioma para nomes de artistas, envios e faixas originais/de domínio público
  • Nomes e funções de artistas adicionais
  • Título da faixa, nomes e funções de artistas adicionais
  • Gênero
  • Linhas P e C
  • Início do preview do lançamento nas redes sociais e plataformas de conteúdo, como Instagram e TikTok, por exemplo.
  • Letras explícitas
  • Territórios de distribuição
  • Tipo de preço
  • Data de início da venda
  • Correções de erros de áudio (como espaço em branco, estática ou outra corrupção).
  • Em outras palavras, você está mantendo a mesma faixa/música (mesmo ISRC) e só precisa substituir o arquivo de áudio, e seu novo arquivo de áudio tem duração próxima. Observe que quanto mais diferente for o novo comprimento da trilha, menor será a probabilidade de as lojas de música aceitarem a atualização. Se você tiver tempo para esperar e ver se as lojas de música aceitarão a atualização ou a rejeitarão, tente reenviar seu lançamento com o novo arquivo de áudio seguindo estas instruções. Se não quiser correr riscos, leia as instruções do caso nº 3.

 

Procedimento

Basta editar seu lançamento e enviar novamente a atualização para as lojas de música, redes sociais e plataformas de conteúdo.

 

Alterações que requerem assistência do nosso suporte (mas que não requer o takedown do seu lançamento)

  • Data de lançamento original (esta não é a data em que você indica que deseja que seu lançamento seja disponibilizado no momento da distribuição; isso é nos casos em que você indicou uma data histórica de lançamento)
  • Informações de splits após serem enviadas pela nossa plataforma. 

 

Procedimento

Envie-nos um e-mail para distro@strm.com.br indicando o ID de lançamento ou UPC e a data de lançamento. Nós faremos a alteração para você.

 

Mudanças que necessitam de takedown do seu lançamento:

Aqui estão os itens que você não pode alterar sem solicitar o takedown do seu lançamento. Isso vale inclusive para caso o seu lançamento ainda não esteja disponível nas lojas, redes sociais e plataformas de conteúdo.

  • Ordem das faixas
  • Número de faixas do EP/Álbum
  • UPCs / ISRCs
  • Alterações de áudio que não corrigem um erro de áudio e/ou alteram significativamente a duração da faixa

Apenas para Apple/iTunes:

  • O ID do catálogo de lançamento
  • O ID do catálogo de faixas

Nesses casos, as lojas de música, redes sociais e plataformas de conteúdo exigem que você crie uma nova versão com um novo UPC.

Procedimento

  • Crie uma nova versão com as alterações necessárias
  • Distribuir esta nova versão do seu lançamento
  • Aguarde a contagem de plays do Spotify ser unificada da antiga para nova versão 
  • Faça o takedown da versão antiga do seu lançamento

 

Como editar a data de lançamento após a distribuição

Você pode facilmente editar a data de lançamento depois que ela já tiver sido distribuída. Observe que enquanto uma distribuição está sendo processada, você não pode fazer alterações para essas lojas de música específicas. 

Sendo assim, é melhor esperar até que sejam processados.

Aqui é onde você pode editar a data de lançamento:

  • Clique em Ativos > Música
  • Clique na faixa cujo a data de lançamento você gostaria de editar.
  • Selecione “distribuição” no menu da barra lateral 
  • Clique no grande botão roxo Distribuir todos no canto superior direito da sua página
  • Role até o final para encontrar o campo “Data de início do lançamento” e o corrija a informação.

 

SOBRE MIGRAÇÃO

Como faço para passar minhas músicas para Strm?

A Strm irá realizar o processo para você, extraindo os metadados, capa e áudio do seu catálogo através do nosso software e os enviará para as lojas de música, redes sociais e plataformas de conteúdo. Caso nosso sistema não consiga encontrar alguma informação ou arquivo dos seus lançamentos, um representante Strm entrará em contato através do email solicitando a você a informação ou arquivo não encontrado. Tenha em mãos todos os arquivos e informações dos seus lançamentos.

 

Quanto tempo leva o processo de migração para Strm?

Este prazo pode variar de 7 a 60 dias, pois irá depender da quantidade de fonogramas a serem migrados, da precisão das informações e arquivos solicitados pelo cliente e, do tempo que a sua antiga distribuidora irá demorar para retirar os seus lançamentos das lojas de música, redes sociais e plataformas de conteúdo após a sua solicitação de takedown.

NOTA: Você só irá receber o seu advance APÓS o Content Manager da Strm comprovar que os lançamentos foram totalmente removidos da antiga distribuidora. 

 

O artista ou selo que deve solicitar o takedown na antiga distribuidora?

Sim, isto é responsabilidade do cliente e não da Strm.

 

Quando tenho que solicitar o takedown da minha antiga distribuidora?

Assim que Strm finalizar o envio dos seus lançamentos para todas as lojas de música, redes sociais e plataformas de conteúdo, entraremos em contato através do email solicitando a você que entre em contato com a sua antiga distribuidora, e solicite o takedown. 

NOTA: Caso você efetue o takedown ANTES da nossa solicitação, você corre o risco de perder toda a contagem de streams dos seus lançamentos no Spotify

NOTA 2:  Caso você efetue o takedown ANTES da nossa solicitação, nosso sistema não conseguirá extrair os metadados, capas e áudios do seu catálogo para migração automatizada e, sendo assim, a responsabilidade de realizar o upload de todo conteúdo licenciado por você para Strm será inteiramente do cliente, cabendo a Strm somente realizar o suporte durante o processo.

 

A Strm cobra por upload de músicas como em outras distribuidoras?

A Strm não cobra taxas antecipadas para você realizar os seus lançamentos. Nossa remuneração vem das taxas que cobramos sobre os royalties que recolhemos para você nas lojas de música, redes sociais e plataformas de conteúdo.

Nossas taxas de serviço para distribuição variam de 20% (somente para distribuição) e 30% (para distribuição com advances concedidos pela Strm

 

Após a migração, eu corro o risco de perder a contagem de streams dos meus lançamentos no Spotify?

Você correrá este risco caso solicite o takedown antes da nossa comunicação através do email. Só iremos entrar em contato com você solicitando tal ação quando seus lançamentos estiverem 100% disponíveis em nossa plataforma e da conferência que todas as informações e arquivos foram concluídas com sucesso pela Strm.

 

SOBRE ADVANCE

Como faço para conseguir um advance?

Você irá enviar os últimos relatórios da sua distribuidora atual (ou distribuidoras) para um de nossos representantes através do email relatorios@strm.com.br , e faremos uma análise detalhada do seu faturamento e enviaremos uma proposta de advance (caso seu catálogo seja elegível).

 

Como faço para receber os meu advance?

Assim que informados seus dados cadastrais, informações bancárias e com a devida conclusão da migração do catálogo para Strm, enviaremos o valor do advance na conta indicada pelo cliente através do formulário de informações bancárias. 

 

Como funciona o pagamento do advance?

Com o catálogo 100% distribuído pela Strm e, com a comprovação do nosso Content Manager que o conteúdo foi totalmente removido da(s) sua(s) antiga(s) distribuidora(s), o pagamento será enviado em até 15 dias corridos.

 

Mesmo eu recebendo o advanced, ainda sim preciso continuar a enviar valores para terceiros do(s) meu(s) lançamento(s)

No momento da análise, você irá informar qual percentual você irá compartilhar com outros participantes de cada fonograma, para que estes valores sejam excluídos da análise do advance e da recuperação dos valores antecipados.

 

NOTA: Será sua responsabilidade assim que solicitado, incluir estas informações de splits para terceiros participantes dos seus lançamentos, na plataforma Strm. através da ferramenta Royalty-Share ou através do preenchimento de formulário que será enviado através do email.

 

Caso eu aceite o advance, não irei mais receber meus royalties até quitar totalmente os valores?

Sim, a Strm irá reter 100% dos valores líquidos da sua participação nos fonogramas, excluindo somente a taxa de serviços (30%) e os percentuais destinados a terceiros participantes dos seus lançamentos, relacionados previamente por você no anexo 1 do contrato de licenciamento e distribuição.

 

Posso fazer um adiantamento com os royalties que recebo via split?

Não, somente podemos antecipar valores sobre o faturamento dos fonogramas que possam ser transferidos para Strm, ou seja, que de fato sejam de propriedade do cliente ou gerenciados por ele.

 

Posso receber um novo advance antes de quitar o advance vigente?

Caso necessite de um novo aporte, entre em contato com o seu gerente comercial da Strm para solicitar uma nova análise e extensão do seu advance atual. 

 

Como faço para criar splits com os outros participantes dos meus lançamentos?

  1. Clique em ativos > música, 
  2. Clique em cima do lançamento que você gostaria de enviar valores 
  3. Clique em track-splits 
  4. No Canto direito superior, clique em add splits 
  5. Passe o mouse por cima da música e, no lado direito aparecerá o sinal de +, clique em + Insira as seguintes informações: Nome do beneficiário, E-mail de quem irá receber e o percentual que você deseja enviar para este parceiro

 

Com estas informações, a Strm enviará um convite via e-mail para este participante  informando que você gostaria de compartilhar a receita de um determinado produto, com link para criação do acesso a plataforma, para que este participante tenha acesso aos relatórios de royalties e analytics.

NOTA: Nossa plataforma só irá aceitar o cadastro de splits cuja soma seja 100%. Por isso, além de cadastrar os percentuais de terceiros, não esqueça de cadastrar o percentual líquido que, de fato, pertence a você.

 

A Strm irá atualizar as capas, avatares e informações dos meus perfis nas lojas de música como no Spotify, Apple e Deezer?

Não, estas alterações são de responsabilidade do artista ou selo, através da criação e gerenciamento dos perfis de “For Artists” nestas plataformas. Em breve, iremos criar tutoriais no nosso canal do Youtube ensinando como criar os seus perfis nestas plataformas. 

 

Durante o processo de migração o artista perde faturamento?

Não, o artista ou selo irá receber da sua antiga distribuidora todos os valores recolhidos pela mesma até a data do takedown. No dia que os conteúdos for totalmente removido da sua antiga distribuidora, as lojas de música, redes sociais e plataformas de conteúdo começarão a repassar os royalties relativos ao seu conteúdo para Strm.

 

NOTA: Após a remoção total do seu conteúdo da sua antiga distribuidora, você ainda deverá receber valores da mesma durante até cerca de 90 dias, por conta das datas de pagamento das lojas de música, redes sociais e plataformas de conteúdo pois cada uma delas tem uma periodicidade específica para processar os relatórios e enviar os pagamentos para as distribuidoras.

NOTA 2: O seu primeiro relatório da Strm, estará disponível após 90 dias do takedown na sua antiga distribuidora.